Você sabe o que compõe um kit de energia solar on grid? VEJA

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
kit de energia solar on grid é composto por diferentes elementos que permitem a captura de raios solares. Veja quais são eles e como instalar.
Saiba nesse blog o que compõe o Kit de energia solar

O kit de energia solar on grid possui todos os componentes necessários para que se possa gerar energia elétrica por meio do sol. Sendo assim, são indispensáveis e precisam ter qualidade.

Cada vez mais o sistema de energia solar vem sendo adotado tanto por residências como por empresas para que se possa gerar uma economia significativa na conta de luz.

No entanto, muitas pessoas que pretendem adotar esse sistema, não sabem muito bem o que é necessário ter para que ele possa ser instalado no local.

Há também muitas dúvidas a respeito do tema. Sendo assim, continue lendo este conteúdo para que possa se informar melhor quanto a isso.

O que compõe um kit de energia solar on grid?

Pode-se dividir o gerador solar fotovoltaico em três subsistemas, que são: gerador solar grid-tie, gerador solar off-grid, gerador solar de bombeamento de água. Eles são compostos basicamente por:

  • Painéis solares;
  • Suporte de fixação;
  • Cabos;
  • Inversores;
  • Controladores de carga;
  • Baterias;
  • Bombas;
  • Material elétrico básico.

Tudo isso é o necessário para que se possa gerar luz a partir da captura dos raios solares em casas e empresas. Nem todo mundo sabe como funciona cada item desse.

Por isso, veja abaixo a descrição de cada item e como ele compõe o sistema de energia solar fotovoltaica.

Painéis solares

A parte mais importante para que um sistema que faça a conversão de luz solar em energia elétrica funcione, acontece por meio dos painéis solares.

Os painéis são os responsáveis por converter essa energia em outro tipo por meio das células fotovoltaicas que possuem elétrons ao serem atingidas pelo sol e assim, se movimentam e geram uma corrente elétrica.

Um painel de qualidade possui ao menos 25 anos de vida útil e acabam demandando quase nada de manutenção ao longo desse tempo.

Suporte de fixação

Como o nome já sugere, é ele quem faz o apoio de todos os painéis solares. Há vários modelos de estruturas que se destacam no preço, tamanho e eficiência, podendo se aplicar a lugares e situações distintas.

Para saber qual é o suporte ideal para o seu painel, é preciso que se saiba o modelo dele, a inclinação, local de instalação e o material pelo qual o painel é feito.

Cabos

Os cabos acabam ficando responsáveis por fazer a interligação dos componentes do sistema fotovoltaico para que ele possa levar a energia de um ponto a outro. Assim como o suporte, a escolha dos cabos ficará a mercê de alguns pontos como:

  • Modelo de painel solar;
  • Distância entre componentes.

Inversores

A função principal desses itens é transformar a corrente contínua em corrente alternada, fazendo o ajuste da tensão e da corrente.

Os inversores, assim como o painel, são peças fundamentais para o funcionamento do sistema, pois fornecem energia em forma de corrente contínua.

Aqui, ele tem o papel de se conectar direto na rede elétrica, fazendo a gestão entre energia injetada e energia consumida.

Controlador de carga

Esse é um aparelho que é usado, em especial, no sistema off-grid e fica responsável por proteger as baterias, fazendo assim, todo o processo de carga e descarga para que se possa estender a vida útil e garantir uma eficiência maior no armazenamento da energia produzida.

Bateria

A bateria é responsável por fazer o armazenamento de toda a energia que foi gerada para que se possa garantir o fornecimento de energia tanto para a casa ou para a empresa quando não tiver ou houver pouca emissão de raios solares.

Elas acabam sendo usadas como um meio alternativo para sistemas que não fazem conexão junto a rede elétrica e nos chamados sistemas híbridos. Os sistemas grid-tie não precisam de baterias.

Bomba solar

Ela fica responsável por fazer o bombeamento de água em locais que sejam distantes e não há energia elétrica por parte de uma concessionária.

Sua instalação é bastante simples e precisa apenas que seja em um espaço que tenha uma insolação boa e também conte com uma fonte de água doce por perto.

Há modelos que atuam direto com o painel solar e outros que precisam de um driver para que possam funcionar. Em geral, acabam sendo bem úteis em lugares como sítios, ranchos, fazendas, etc.

Outros elementos

A proteção das placas solares é algo que é muito importante de se fazer, por isso, o kit conta também com alguns elementos que ajudam a fazer a conservação e proteção do sistema, fazendo com que haja uma segurança maior de tudo.

Dessa forma, o kit conta também com um relógio bidirecional. Diferente do relógio tradicional que mede só a energia consumida, o relógio bidirecional mede a energia produzida pelo seu sistema.

Dentro das redes de sistemas mais modernas, algumas permitem que você possa conferir em tempo real a quantidade de energia produzida e a situação em que se encontra cada sistema.

Posso instalar um kit solar sozinho?

Como muitos já sabem, o ideal para que se faça a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, é por meio de uma empresa especializada.

Então, se você possui interesse nesse sistema, procure por uma empresa qualificada que realize o oferecimento de placas de qualidade. Bem como, uma equipe eficiente para a montagem profissional da mesma.

Os painéis de energia possuem muitos detalhes que somente um profissional que atua na área consegue saber. Tentar realizar a instalação por conta própria, além de não ser viável, pode resultar em um mau funcionamento do aparelho.

Conclusão

Agora que você conhece os componentes de um aparelho fotovoltaico, está mais preparado para saber como esse sistema funciona e solicitar um para sua residência ou empresa.

Nesse caso, conte com a Artek Solar para tomar conta de todos os processos fundamentais e te explicar melhor e com detalhes como todo esse sistema funciona. Assim, você poderá ainda tirar qualquer dúvida a respeito do assunto.

Descubra o quanto você pode reduzir e economizar por meio desse sistema através de um contato com um dos profissionais da empresa.

Conte aqui o que achou deste conteúdo e partilhe-o com outras pessoas que também tenham interesse nele.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.