Certificado do painel solar: Atenção aos testes de segurança

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Você sabe o valor que um certificado de painel solar possui para garantir a qualidade de uma placa solar? Provavelmente esse é um fator que pode passar despercebido em alguns casos.

No entanto, a importância que esse elemento possui é fundamental para que se possa ter um sistema de qualidade e que possua toda segurança possível para o cliente.

Por isso que existem várias normas e certificados quando se trata deste elemento, pois eles precisam atender a mercados específicos e, por isso, precisam seguir alguns padrões.

Se você tem interesse então em saber quais certificados são necessários para lidar com esse tema, continue lendo.

O que é preciso saber sobre o certificado de painel solar?

Aqui no Brasil, todo e qualquer produto destinado a comercialização, precisa passar pelo Inmetro, que é o sistema que avalia o padrão de segurança e qualidade dos itens.

No entanto, quando se trata de painel solar, esse sistema não é o melhor utilizado para garantir que o aparelho tenha bom funcionamento. Todos os testes do Inmetro são profissionais e feitos em laboratórios de referência.

Porém, os requisitos estabelecidos por esta instituição não abrangem todos os testes necessários para que se possa afirmar que um painel solar funcionará com total desempenho e vida útil.

O selo Inmetro contempla apenas o Flash-test, que é um teste realizado em um simulador que faz a medição da potência solar daquele painel.

Sendo assim,  indica-se para o consumidor que ele não adquira nenhum painel solar que não tenha os padrões internacionais estabelecidos na IEC 61215.

Uma placa solar precisa passar pelos testes internacionais para que se possa considerá-la no padrão de uso. O teste do Inmetro faz com que apenas 1 dos 18 requisitos internacionais pedidos sejam cumpridos.

Então, se você fizer a compra de um painel solar que só cumpra uma dessas dezoito medidas, você corre um grande risco de ter um aparelho danificado em pouco tempo ou até mesmo de provocar um incêndio.

O selo do Inmetro é dispensável?

Apesar de se adequar a apenas um dos dezoito requisitos, o Inmetro é um serviço de padrões nacionais de qualidade. Sendo assim, é necessário tê-lo também.

O Inmetro é o responsável legal no Brasil que se responsabiliza por este produto. Logo, se ele apresentar algum tipo de defeito, você saberá que existe alguém situado no Brasil que poderá tratar desse assunto.

Além do que falamos, para que se possa comercializar qualquer produto aqui no Brasil, ele precisa passar pelo Inmetro. Pois, somente assim será possível garantir qualidade e segurança.

Veja também: Crise hídrica: como sua conta de energia vai ficar mais cara
5 benefícios da energia solar para você e para o planeta

O que é o teste IEC 61215?

O padrão internacional para painéis de energia fotovoltaica são os testes IEC 61215. Um produto que tem este selo é considerado a nível mundial como um painel que possui segurança e durabilidade e pode ser comercializado.

Esses são produtos que possuem uma chance muito maior de conseguirem ter uma boa durabilidade, segurança e menores chances de apresentarem problemas precoces.

Quais são os testes feitos no IEC 61215?

Siba aqui quais os testes IEC 61215 são feitos para energia solar

Como dissemos, há uma série de testes que comprovam a qualidade de um produto, são elas então:

  • Inspeção visual: detectar defeitos vistos a olho nu;
  • Determinação de potência máxima: teste feito pelo Inmetro onde se testa o desempenho do aparelho;
  • Resistência de isolamento: teste de segurança elétrica para saber se possui um isolamento eficiente;
  • Teste molhado de fuga de corrente: outro teste de segurança elétrica para que se possa avaliar o isolamento da placa fotovoltaica contra entrada de umidade;
  • Medição dos coeficientes de temperatura: parâmetro de desempenho para simular o rendimento dos painéis;
  • Medição da temperatura nominal de funcionamento da célula: outro parâmetro de desempenho dos painéis;
  • Desempenho do painel solar na STC e NOCT: determina como se comporta nas condições padrões de teste e na temperatura nominal de operação de célula solar ao se submeter a uma carga;
  • Desempenho do painel solar em baixa irradiância;
  • Teste de exposição ao ar livre: avaliar o quanto o painel suporta a exposição ao ar livre;
  • Teste de resistência de hot-spot: teste térmico para saber se o painel consegue suportar o aquecimento localizado;
  • Ensaio de ciclagem térmica: simula tensões térmicas que existem dentro dos materiais como o resultado de mudanças repentinas na temperatura;
  • Teste de resistência UV: teste de irradiância para identificar os materiais que sofreriam degradação desses raios ultravioletas;
  • Teste de umidade e congelamento;
  • Robustez de teste terminações: teste mecânico que simula montagem do painel e sua resistência;
  • Teste damp-heat: determina a vida útil do painel solar;
  • Teste de carga mecânica: teste para saber sobre capacidade de aguentar fatores externos que geram peso na placa;
  • Ensaio térmico diodo bypass: teste para determinar o comportamento térmico do painel sob condições de hot-spot.
  • Teste de resistência contra granizo.

As condições padrões de teste (Standard testing conditions) correspondem a 1000w/m², 25°C de temperatura da célula.

Onde esses produtos são testados?

Para que os painéis possam ter toda a qualidade necessária voltada a sua comercialização, existe uma empresa que atua nesse ramo e possui laboratórios acreditados pela CGCRE/INMETRO e Procel.

A TÜV Rheinland Brasil dá todo o apoio preciso para que os clientes possam ter produtos de qualidade que tenham o certificado internacional e nacional.

O laboratório tem uma infraestrutura moderna e que conta com equipamentos de ponta para que possa realizar a testagem de diversos produtos.

Tudo feito por meio de uma equipe apta que permite aos clientes terem um serviço personalizado e bastante confiável.

Conclusão

De fato, contar com um sistema de placas fotovoltaicas que sejam seguras e mantenham o padrão de qualidade é fundamental para o cliente que queira fazer uso desse sistema.

Por isso, se você quer ter o sistema de energia elétrica sustentável em sua casa ou sua empresa, conte com um empreendimento que ofereça qualidade nos seus produtos, como a Artek Solar.

Aqui, tanto projetos residenciais como empresariais passam por um serviço de qualidade em que se oferece produtos certificados e com parceiros para realizar a instalação dessas placas de maneira ideal.

Conte aqui se você já sabia dessas especificações e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.