Crise hídrica: como sua conta de energia vai ficar mais cara

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
Durante uma crise hídrica é comum que a conta de energia aumente. Veja como resolver isso com a alternativa da energia fotovoltaica.
Sem água o bastante as hidrelétricas ficam subutilizadas o que significa uma crise hídrica, logo, elétrica

Não é novidade para ninguém que a conta de energia uma vez ou outra aumenta o seu valor por conta das faltas de chuva que ocasiona um menor abastecimento das hidrelétricas.

Esse tipo de situação impacta diretamente na vida de milhares de pessoas e no funcionamento de várias empresas. Isso porque todo mundo tem que se adequar para que possa encontrar meios de economizar na conta.

Logicamente isso não é algo que as pessoas gostem de fazer, no entanto, se não quiser pagar mais caro, é preciso redobrar a atenção quanto ao consumo de energia.

Acompanhe então um pouco mais sobre este assunto a seguir.

Impactos que a crise hídrica proporciona na conta de energia

A conta de energia elétrica ficará mais cara e há perigo de apagão

Saber como a crise hídrica do país irá afetar diretamente o consumo doméstico de todo o país é fundamental para que as pessoas possam se preparar para este acontecimento.

Em junho foi acrescentado à conta de luz um valor a mais no consumo de energia. Quem estipulou essa decisão foi a Aneel por conta das secas presentes nas usinas hidrelétricas.

A bandeira vermelha 2 significa que a cada 100 kWh consumidos, o consumidor irá pagar um valor muito acima do normal.

Saber de quando será o aumento previsto é vital para que o cidadão e empresas possam preparar o bolso para receber esse aumento.  A falta de chuva é a principal responsável por esse aumento.

Isso porque sem que as hidrelétricas funcionem plenamente, acaba sendo necessário acionar as térmicas. Além de ser um meio mais caro de produzir energia, ele polui bem mais o meio ambiente.

Sendo assim, o governo pede que a população faça uso consciente de energia, ou seja, foque no racionamento para que o país não sofra com apagões.

O que significa a chamada bandeira vermelha?

Para quem não conhece muito sobre as tarifas cobradas no consumo de energia, pode estar se perguntando o que é a bandeira vermelha.

Pois bem, esta é a mais cara das tarifas extras, e representa um valor de R$6,24 para cada 100 quilowatts consumidos.

Esse valor extra se refere ao uso do ligamento das usinas térmicas que possuem um custo maior de geração de energia. Portanto, esse custo acaba sendo repassado para os consumidores finais.

Essa mudança é anunciada através da bandeira vermelha. Existem vários tipos de bandeira que indicam se a luz vai vir mais cara ou não, por exemplo:

  • Bandeira verde conta com um reservatório favorável sem que se tenha que fazer acréscimos na conta;
  • Bandeira amarela diz respeito a uma situação menos favorável mas ainda não crítica. A cobrança é feita proporcional ao momento;
  • Bandeira vermelha acontece quando a situação é crítica, tendo que recorrer a outro tipo de produção de energia, o que gera maior custo.

E como ela afeta o consumo da população? Você deve estar se perguntando. Ela afeta justamente o modo de viver de cada pessoa.

Isso porque acaba sendo preciso que cada indivíduo ou empresa reavalie seu gasto de energia para que não possa ser cobrado a mais por isso.

O que é a crise hidrelétrica pela qual o país deve passar?

Com a falta de chuva os reservatórios de água estão abaixo do ideal

A crise hidrelétrica está diretamente ligada com a falta de chuva para abastecimento nas hidrelétricas. Sendo assim, outros meios para gerar energia acabam sendo requisitados.

Especialistas afirmam que esse valor de reajuste ainda pode subir e chegar até 8% mais caro. A bandeira vermelha 2 deve se manter assim até novembro, quando o período mais úmido acontece.

O valor cobrado atualmente pode não ser o suficiente para cobrir todos os custos que uma termelétrica pode causar. Sendo assim, pode acabar sendo necessário um novo reajuste.

Os impactos financeiros que isso causa, podem ser sentidos por exemplo, em uma família que consome 150kWh por mês, pagará mais R$14,23 em sua conta.

Por conta do rombo bilionário que o setor de energia está tendo, é muito provável que o aumento na conta de luz se prolongue e se reajuste.

Benefícios de recorrer a um sistema alternativo de energia

Sabendo de todos esses fatores e a causa dos aumentos na conta de luz, o consumidor acaba tendo uma questão em comum: como fazer para diminuir os impactos de valor?

A melhor maneira de fazer com que se tenha uma redução do consumo de energia, é adotar um sistema de energia solar tanto para residências como para negócios.

Esse tipo de ferramenta possui diversos benefícios e além de ser econômico, não provoca impactos negativos à natureza, sendo um sistema de energia completamente sustentável e renovável.

Optar por fazer a troca de uso de energia elétrica para o uso de energia solar só trará benefícios e economia para dentro de casa e também da empresa.

Isso porque você não precisa ter que se policiar no uso de energia visto que grande parte daquilo que está sendo usado foi gerado através do Sol por meio de um sistema inteligente.

Não só durante os períodos de crise esse tipo de serviço é bom de se utilizar, mas também a longo prazo a diferença é gritante.

Dentro de uma empresa, principalmente, adotar esse tipo de energia faz com que ela se torne mais sustentável e reconhecida. Ganhando um reconhecimento maior por conta disso.

Querendo ou não, hoje em dia é muito importante que as empresas em especial, tenham um olhar mais cuidadoso para com o meio ambiente, visto que grandes negócios impactam bastante essa área.

Ser ambientalmente consciente é mais que necessário nos dias de hoje. Sendo assim, começar essa mudança por meio da troca de energia elétrica para energia fotovoltaica é vital.

Conclusão

Por fim, a vimos então a razão da conta de energia estar mais cara do que o normal e os motivos que levaram isso a acontecer.

Infelizmente contar com a natureza para que possamos ter um certo tipo de serviço às vezes não dá certo. Apesar do Brasil ser um dos países com maior incidência solar, esse tipo de energia ainda não é bem explorada.

Sendo assim, cabe à população tomar iniciativas que façam um uso sustentável e econômico da eletricidade. Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.