3 formas de identificar erros no medidor de energia elétrica

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
Está suspeitando que seu medidor de energia está realizando uma leitura errada do seu consumo? Saiba como reconhecer erros nele e o que fazer!
3 formas de identificar erros no medidor de energia elétrica

Você sabe dizer se o seu medidor de energia está correto? Existem vários erros que, se não conferidos, podem fazer com que você pague mais caro na sua conta de energia elétrica.

Mas, dizer o quê exatamente pode fazer para que esse erro não seja cometido muitas pessoas não sabem. Por isso, com o intuito de informar melhor a população e fazer com que esse tipo de informação chegue a todos, é que preparamos este conteúdo com tudo o que é necessário para você saber sobre o assunto.

Se você tem suspeitas que sua conta de luz pode estar vindo mais alta por conta de algum erro, então continue lendo esse texto para saber se esse é o seu caso.

Quais as principais falhas no medidor de energia?

Quais as principais falhas no medidor de energia

As falhas operacionais e os erros na hora de medir a energia elétrica podem fazer com que o faturamento da conta resulte em um valor exorbitante.

Para que se possa saber quais os erros mais comuns nos dados que podem ocorrer, é fundamental que se possa adotar um mecanismo de controle e monitoramento eficiente.

Abaixo, separamos alguns dos principais erros que podem acontecer para que você fique atento.

1. Sincronismo do relógio de medidas

Um dos erros mais comuns de acontecer no medidor de energia é em relação ao sincronismo do relógio do medidor. Esse é um erro que é quase impossível de identificar sem que se tenha uma plataforma que entregue aos gestores uma inconsistência de dados em tempo real.

Assim, poderiam ser feitas correções nesses desvios e uma otimização dos processos para que a performance operacional pudesse ser melhorada. Caso contrário, a perda financeira é grande.

2. Falha no medidor

Quando o assunto é medidor de faturamento, é preciso ficar atento que esse se trata de um Hardware que está sujeito a falhas. Detectar o erro do medidor é importante para fazer com que ele possa contabilizar corretamente a energia gerada junto à CCEE.

Um medidor preciso e eficiente, colhendo os dados de forma segura e confiável garantirá uma conta de luz final justa.

3. Calibragem errada dos medidores

Os medidores devem passar por uma manutenção preventiva a cada 5 anos, segundo a ONS. E cada SMF (Sistema de Medição para Faturamento) deve passar pela mesma manutenção a cada 2 anos.

Essa manutenção tem como foco poder checar as conexões do sistema, a operação dos componentes e a parametrização dos medidores. A calibração do medidor foca em ajustar com precisão e em checar se as medidas estão de acordo com o que é exigido.

Como saber se o medidor de energia está correto?

Como saber se o medidor de energia está correto

Em Manaus um caso sobre medição errada aconteceu por meio da empresa Amazonas Energia. A justiça então mandou suspender a instalação desses medidores que estavam marcando quase o dobro do que era para ser cobrado.

A instalação ainda era feita numa altura de 4 metros, que impossibilitava o consumidor de checar seu consumo. Além disso, o equipamento instalado não possui homologação da ANEEL para funcionamento.

Sabendo disso, é preciso ficar de olho para que você saiba se não está sendo enganado ou se há algum erro muito evidente em seu marcador que esteja afetando o preço final.

Para isso, é preciso saber que hoje em dia no mercado existem três tipos de medidores de energia: analógico, ciclômetro e digital. Cada um deles possui uma dinâmica diferente.

O relógio analógico é o modelo mais comum que existe e é composto por 4 relógios que fazem a indicação do número do consumo. O primeiro relógio da direita representa a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto o milhar.

Para saber a leitura que está sendo feita é preciso anotar os números que estão marcando em cada ponteiro.

O ciclômetro é um modelo bem mais prático de fazer a leitura pois o número de kWs consumidos é informado nos algarismos pretos grandes.

Já o digital é ainda mais simples e rápido pois em sua leitura ele já informa o número, que aparece no visor. Independentemente do modelo, o cálculo é feito da mesma maneira.

E como identificar o erro?

Para que se possa confirmar se sua fatura está certa, é preciso que se faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista fizer. Assim, você poderá comparar os números com uma precisão maior.

Dessa forma, você pode checar se há fuga de energia dentro de casa. Teste apagando todas as luzes e tirando todos os aparelhos da tomada. Se o medidor continuar agindo, então esse pode ser um sinal de que há fuga de energia.

Somente um eletricista poderá fazer  a manutenção da rede e consertar isso. Caso contrário, os prejuízos gerados só serão sentidos no bolso mesmo através de uma conta de luz sempre alta.

Como não ficar à mercê do erro?

Além de checar sempre seu relógio, uma alternativa bem mais eficiente é poder instalar um sistema de painel fotovoltaico em sua casa. Assim, você se utilizará de energia solar para abastecer sua residência.

A energia solar é uma alternativa ótima para quem quer poupar dinheiro a longo prazo e ficar longe de erros como esses citados. Isso porque além de fazer uso de uma energia renovável e limpa, o painel solar ajuda a economizar até 90% do valor da conta de luz de uma residência ou empresa.

A vida útil do aparelho é de aproximadamente 30 anos ou mais, o sistema ocupa pouco espaço e ainda traz uma valorização para o imóvel. Quem opta por esse sistema consegue se aproveitar de uma série de vantagens.

Conclusão

Agora que você viu sobre alguns dos principais erros que podem ocorrer no medidor de energia, você pode ficar atento sobre a possibilidade de um erro desses existir.

Por isso, peça manutenção do aparelho para que se possa checar sua precisão e teste também algum dia dentro de casa, tirar todos os aparelhos que consomem energia da tomada para ver se o relógio ainda continua rodando.

Caso positivo, conte com um profissional para que possa averiguar a situação e reparar esses erros. Querendo ficar longe para sempre desses problemas, conte com a Artek Solar para te ajudar a realizar o seu projeto de energia solar renovável.

Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.