String box: veja as 5 funções da caixa de junção solar!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
O string box é um componente fundamental de um sistema fotovoltaico, pois garante a segurança dos equipamentos. Conheça todas as suas funções.
Saiba nesse blog o que é a String Box e suas funcionalidades

A string box tem sido algo muito comentado quando se trata do setor fotovoltaico. Isso porque é vital que ele esteja presente para dar funcionamento ao sistema.

Pela definição, ele é uma caixa de junção invólucro, na qual sub arranjos fotovoltaicos, séries fotovoltaicas ou módulos fotovoltaicos são conectados em paralelo e podem alojar dispositivos de proteção ou de manobra.

Sendo assim, ele é vital no quesito de segurança do sistema. Cada vez mais a expansão de energia solar tem integrado diversos ambientes.

Para que se possa oferecer a melhor instalação e atendimento aos consumidores, esse sistema precisa estar bem capacitado. Veja mais sobre este assunto abaixo.

O que é a string box?

Dentre os componentes que compõem o sistema de energia solar, estão os painéis solares, os inversores, cabeamento, armação e a string box. Este último é um componente de proteção para que se possa isolar o sistema de produção de energia. 

Seu foco é em evitar que acidentes elétricos aconteçam, como curto ou surto elétrico. Dessa forma, ele funciona como se fosse uma caixa de disjuntor, interrompendo qualquer indício de curto elétrico ao haver a distribuição de energia.

Assim, riscos de acidentes como incêndio na parte de dentro da casa ou empresa que fez a instalação do aparelho é anulada.

Como sua instalação é feita também no inversor e no quadro de proteção da rede elétrica, a string box também acaba protegendo as placas solares de sofrerem danos.

Para quem está pensando em fazer a instalação dos sistemas fotovoltaicos mas ainda está em dúvida sobre a segurança do mesmo, fica claro que a string box cumpre esse papel.

Isso porque ela é um elemento vital para que a segurança do consumidor aconteça. Por isso que sempre se deve instalar ela junto ao sistema on grid de energia solar.

Componentes da string box

A norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão -NBR 5410 prevê que todas as instalações referentes a energia devem ter como ponto básico a proteção contra os seguintes fatores:

  • Choque elétrico;
  • Proteção contra efeitos térmicos e incêndios;
  • Proteção contra sobrecorrente;
  • E proteção contra sobretensão e capacidades de seccionamento.

O sistema de painel fotovoltaico se inclui na cobertura das mesmas normas e, por isso, devem seguir estes mesmos princípios básicos.

A string box é o item de proteção da parte CC do sistema fotovoltaico. Ele faz a conexão dos cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor. Uma string box conta com:

  • Invólucro: onde fica o dispositivo de proteção e a conexão elétrica;
  • Dispositivo seccionador: implementado com chave seccionadora;
  • Dispositivo de proteção contra sobretensão: DPS;
  • Cabos CC;
  • Dispositivo de proteção contra sobrecorrente- fusível.

Funções da string box

Conheça as funções da String Box e economize na sua conta de energia!

Agora que você já sabe quais são os componentes existentes em uma string box, vamos aos detalhes de como eles funcionam.

Invólucro

A caixa onde tudo fica posicionado se chama invólucro. A principal função dele é fazer a proteção dos dispositivos e as suas conexões para que o usuário não receba nenhuma descarga elétrica.

Sua classificação vai de acordo com a tolerância de ingestão de poeira e água. Além disso, podem ser classificados como aptos para ambientes internos (proteção mínima IP2X) ou ambiente externo (proteção mínima IP55).

Quem faz a classificação dessas normas é a ABNT NBR IEX 60529. A norma de instalações 5410 também diz que não se deve juntar corrente alternada (CA) com corrente contínua (CC) dentro do mesmo invólucro.

Chave seccionadora

Um dispositivo que serve para conectar e desconectar a parte CC do sistema fotovoltaico. Se torna algo seguro quando não oferece chance de choque elétrico para o usuário e nem causa um possível incêndio.

Essa chave conta com diversas características que para cada valor de tensão de operação da chave, existe uma corrente máxima de operações.

Dispositivo contra sobretensões DPS

Esse é um item que faz com que os efeitos de sobretensão sejam diminuídos no circuito. O DPS tem como função fazer a proteção do inversor sobre as cargas que surgem do circuito CC.

Descargas atmosféricas no sistema de SPDA e descargas próximas fazem com que correntes no circuito CC possam ser induzidas.

Fusível

Este elemento é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente e corrente que tem como função fazer a fusão de um elemento condutor quando a corrente excede o valor nominal do mesmo.

Também possuem várias características dentro de si que contribuem para o bom funcionamento do painel solar e todo o seu sistema.

Disjuntor

Este funciona de modo como muitas pessoas já o conhecem, que é interrompendo o superaquecimento do dispositivo para que não possa acontecer um acidente envolvendo curto-circuito.

Toda string box conta com esse sistema para que possa haver uma segurança no que se refere a geração local de energia de uma placa fotovoltaica ligada à rede pública.

Instalação da string box

É importante ressaltar aqui a importância de contar com profissionais para que se possa realizar toda a instalação da maneira devida, pois sem esses profissionais, ainda que se instale um sistema de segurança, se ele não for bem configurado, pode acabar surgindo problemas.

Uma equipe de especialistas que saibam realizar o seu trabalho certamente saberá os termos técnicos e todas as especificações necessárias para que o sistema seja instalado com toda segurança.

Isso porque alguns inversores já possuem uma string box, dispensando que o equipamento externo acabe sendo adquirido.

Além disso, deve-se observar inúmeros detalhes como a distância entre o módulo e o inversor. Detalhes assim somente um profissional poderá notar.

Conclusão

Para que o cliente possa ter e contar com os melhores equipamentos on grid de forma segura e profissional, é preciso que ele escolha uma empresa e confiança para realizar essa tarefa.

Por isso que a Artek Solar tem atuado com o propósito de possibilitar uma geração de energia sustentável e econômica por meio das placas fotovoltaicas dos seus clientes.

Você poderá contar com um serviço de qualidade que atenda todas suas expectativas. Além de trazer economia para o local onde se desejou instalar o aparelho.

Deixe aqui seu comentário sobre este conteúdo e se você conseguiu entender como esse sistema funciona. Compartilhe também este artigo com outras pessoas que estejam em dúvida sobre sua instalação.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.