Incidência solar: a vocação do AM para energia  sustentável

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
O Amazonas é um estado brasileiro que possui grande incidência solar, ganhando destaque ao falar de produção de energia sustentável.
O Amazonas possui grande vocação para o modal energético por conta da incidência solar

A incidência solar em certas regiões é fundamental para que a energia sustentável seja aplicada em alguns lugares. Como por exemplo a região Norte do país.

A chamada energia solar é construída a partir da luz e do calor gerados pelo sol, que pode acabar sendo aproveitada de modo fotovoltaico e térmico.

Assim, pode-se gerar uma energia térmica. Como é um meio de fonte de energia limpa, a luz do sol é um dos meios alternativos mais promissores para que se possa ter energia.

Neste conteúdo, mostraremos o motivo do Amazonas ser considerado uma das melhores regiões do país para que se possa ter esse tipo de energia.

Incidência solar nas regiões brasileiras

O Brasil é um país que possui um alto potencial para que se possa gerar energia vinda do sol. Para que você consiga comparar, o local menos ensolarado do país  gera mais energia solar do que a região mais ensolarada da Alemanha.

Por mais que a Alemanha seja um dos líderes no uso dessa energia solar fotovoltaica, o Brasil consegue ter todos os dias uma incidência de 4.44WH/m² a 5.483 wh/m².

Isso porque somos o país que mais tem irradiação solar em todo o mundo por conta de estarmos perto da linha do equador. E isso sofre pouca variação nas mudanças de estação.

No entanto, mesmo com tanta abundância de luz ainda assim o país não consegue fazer um bom aproveitamento disso, tendo um pouco mais de 0,02% da matriz energética.

Cada lugar tem a medição de energia feita por watt por hora por metro quadrado. Esta é uma unidade de medida feita pela ABNT.

Para que se possa calcular, o piranômetro é usado pois ele consegue medir a radiação solar total que chega num certo ponto, podendo ser direta, difusa ou refletida.

Outros aparelhos também podem acabar sendo usados para que se possa medir a radiação incidente.

Por que o Amazonas é o melhor lugar para esse tipo de energia?

A energia solar é um modal alternativo que serve para empresas, indústrias e casas

O Atlas Brasileiro de Energia Solar mostra que a média de potencial energético solar da região Norte é uma das melhores do país.

Logo, aquelas pessoas que desejam gerar sua própria energia solar, principalmente na região do Amazonas, podem ter uma fonte de energia muito maior, com sustentabilidade, rendimento e retorno financeiro.

Como o clima tropical úmido é um dos mais constantes da região, o calor acaba sendo algo diário, fazendo com que os moradores usem bastante ventilador e ar condicionado.

Esse uso de energia elétrica acaba refletindo diretamente na conta de luz. Os aparelhos que consomem muita energia elétrica como ar condicionado, chuveiro, etc, são os que mais encarecem uma conta.

Isso porque eles precisam de uma carga grande de energia para que possam funcionar. Porém, para aquelas pessoas que apostam na sustentabilidade que a energia fotovoltaica oferece, esse não é um problema.

A razão é que toda energia consumida pela casa, acaba sendo gerada por esse sistema que coleta a luz dos raios solares.

Outro ponto que faz com que o sistema de adoção de energia solar seja favorável para a população do Norte é que o custo de energia elétrica é muito alto.

A tarifa da região acaba sendo uma das mais caras do Brasil. Quem aposta no brilho do Sol da região, acaba tendo uma vantagem quanto a isso.

Potencial de uso de incidência solar como energia

Sabendo das condições favoráveis do país no uso de energia solar para gerar energia elétrica, este acaba sendo um ótimo meio para pessoas e empresas adotarem o sistema.

Além disso, o processo de instalação ficou muito mais fácil desde que a resolução normativa 482 foi aplicada pela ANEEL.

Isso porque foi aumentada a chance de introduzir esse sistema de compensação de energia. Desse modo, as dificuldades encontradas para ter o sistema fotovoltaico à rede de distribuição foram diminuídas.

O Amazonas tem um grande aliado a seu favor, pois com uma fonte limpa e segura para consumo, empresas e moradores conseguirão ter uma economia gigante.

Como funciona a energia solar?

Este tipo de energia funciona por meio da captura da intensidade de luz solar através dos painéis fotovoltaicos instalados nos telhados de casas e empresas.

Assim, toda luz obtida acaba sendo convertida em energia fazendo com que o local em que ela se instalou tenha uma economia enorme financeira e ainda contribua para um meio ambiente sustentável.

Pode-se transformar essa energia de dois modos:

A fotovoltaica é quando se converte direto a radiação do sol em energia elétrica. Já a heliotérmica é a energia que se transforma em calor.

Assim, pode-se ter o aquecimento de água das residências e empresas. Isso tudo acontece por meio do armazenamento de calor.

Nas regiões com muita incidência solar como a do Amazonas, a produção de energia heliotérmica é perfeita pois consegue se destacar bem. Das inúmeras vantagens, pode-se observar:

  • Fonte renovável e inesgotável;
  • Não poluente;
  • Exige pouca manutenção;
  • Painéis eficientes;
  • Viável para lugares afastados.

Depois de conhecer todos esses fatores, fica mais fácil saber o motivo de investir nesse tipo de energia sustentável na região do Amazonas.

Isso porque o lugar é fonte de energia limpa. Assim, torna-se ideal o investimento na área por conta da economia que se pode ter a respeito disso.

Além do mais, a economia não gira em torno apenas da conta, mas também da aplicação desse serviço através da Artek Solar.

Conclusão

Por fim, pudemos ver então um breve resumo sobre o que se trata a incidência solar e como ela pode ajudar, principalmente a região do Amazonas a obter meios mais sustentáveis e baratos de consumir energia.

O Brasil como um dos países que mais recebem luz solar, tem um potencial muito grande de fazer com que esse tipo de energia tenha um destaque.

Para isso, deve-se espalhar o conhecimento sobre as vantagens que é usar esse recurso no ganho de economia para que saibam todos os pontos de se utilizar deste fator.

Conte aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe-o com mais pessoas interessadas nesse sistema.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.