5 erros na liderança que podem custar caro a empresa| VEJA!

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Saiba como não cometer erros em sua liderança

Dentro de uma empresa os erros na liderança podem prejudicar demais o dia a dia do ambiente. Sabemos o quão importante é a posição de um líder.

E por essa razão, o mesmo deve ser centrado e bem orientado para que não coloque o negócio a perder com ações, direcionamentos e pensamentos incorretos.

Um erro pode custar caro, e aqui nos referimos a dinheiro também. A liderança é um cargo exemplar deve estar preparado para poder lidar com diversas situações.

Erros são comuns a todos os seres humanos, no entanto, quando se trata do setor empresarial, alguns erros são inadmissíveis. Veja então quais são esses erros e como você deve evitá-los.

Quais são os principais erros na liderança cometidos dentro de uma empresa?

Como dissemos, qualquer pessoa pode e está sujeita a cometer erros e eles são inevitáveis visto que o ser humano é falho. Porém, há algumas posições que os erros podem afetar a todos.

Os erros dos líderes prejudicam as equipes, o fluxo de trabalho, cumprimento das metas e a retenção de lucros. Há alguns erros que são comuns de serem cometidos pela liderança.

Principalmente se o líder é uma pessoa que ainda não tem muita experiência na posição. Independentemente disso, até aqueles com anos de empresas cometem deslizes de vez em quando.

Sendo assim, como proceder? Que erros são esses? Como evitá-los? Abaixo, separamos alguns dos principais fatores e ações erradas que podem prejudicar o ambiente profissional.

Sobrecarga da equipe

Muitos líderes cometem e custam a perceber que a sobrecarga de sua equipe é um erro grave. Muitos empresários buscam por um retorno no investimento que fizeram ao contratar um funcionário.

Porém, forçar a equipe a cumprir um trabalho pode mais prejudicar do que ajudar a trazer resultados. O colaborador que trabalha bem acaba com mais demandas e não consegue lidar com todas, ficando desmotivado.

Uma equipe reduzida com uma má distribuição de tarefas acaba também sobrecarregando a todos. Muitas vezes o líder não consegue entender o motivo pelo qual não consegue reter funcionários.

Sendo assim, é preciso rever esses fatores para que quem está trabalhando bem ou quem ainda permanece fazendo parte da equipe não sofra com demandas que não correspondem a sua carga horária normal.

Falta de reconhecimento

Se existe algo importante dentro de uma empresa, é que o líder reconheça o trabalho daquelas pessoas que tem se empenhado e que tem trazido resultados relevantes para a organização.

Um erro é pensar que todas as pessoas trabalham só por dinheiro. Há pessoas que se empenham em sua profissão por amor, então se dedicam para dar o melhor de si e obter um resultado satisfatório.

A partir do momento que essa pessoa não possui o reconhecimento merecido, seus estímulos acabam sendo afetados, trazendo uma desmotivação e consequentemente, tendo uma baixa em seu trabalho.

Afinal, por qual razão a pessoa que faz um trabalho excelente deve continuar a fazê-lo se o mesmo é visto como os trabalhos medianos?

Logo, adotar uma política e uma postura de reconhecimento entre os funcionários, os deixarão motivados a sempre darem seu melhor. Elogiar em público e sugerir melhorias em particular é sempre bom para incentivar outros e a não constranger o funcionário.

Ser chefe ao invés de líder

Muitos gestores e líderes não conseguem entender essa diferença, já que tratam ambas as palavras como sinônimos. No entanto, há uma diferença expressiva entre ambos os cargos.

Uma pessoa em posição de líder, impulsiona sua equipe, trabalha junto para conseguir resultados e se coloca à disposição para ser consultada e resolver problemas na hora que for necessário.

Diferente de um chefe, que em sua grande maioria só dá ordens, não inspira, não trabalha em equipe, exala autoritarismo, não inspira confiança, se isola de seus colaboradores e só cuida de questões referentes a ele.

Para ser um líder de verdade, a equipe deve se sentir motivada, inspirada, renovada, e ter baixa rotatividade de funcionários.

Falta de controle emocional

Muitos líderes não exercem um bom trabalho estando em sua posição justamente porque não possuem algo fundamental para bancar isso: controle emocional.

Inteligência emocional muitas vezes é a chave do negócio, visto que a posição de líder exige demais e acaba sendo muitas vezes cansativa.

O líder precisa entender que sua equipe é composta por humanos e não máquinas. E, por conta disso, diversos fatores acontecerão que farão com que haja um desequilíbrio no ambiente.

Caso o líder não tenha inteligência emocional para lidar com as questões que se passam entre os funcionários e até mesmo com os fatores que o envolve, fica difícil tornar o trabalho produtivo.

Não passar os valores da empresa

É muito  importante que o líder sempre passe os valores da empresa para a equipe quando necessário e principalmente quando há a contratação de novas pessoas.

O líder também deve seguir os valores para que possa inspirar os colaboradores e servir de exemplo. Um dos grandes erros das empresas é achar que os colaboradores possuem a noção necessária para absorver a cultura do local.

Existem muitos outros erros comuns que podem fazer com que toda uma empresa não funcione bem, como:

  • Falta de valores;
  • Não ter metas;
  • Não ter objetivos;
  • Falta de comunicação clara e objetiva;
  • Não capacitar para o cargo.

Há muitas ações que podem apresentar falhas durante os processos de gestão de um líder. Por isso, uma pessoa quando chega a esse cargo, deve ter em mente que é fundamental evoluir.

Conclusão

Existem algumas ações dentro da empresa que estão tão enraizadas no modo de agir, então acaba-se nem notando o erro ao cometê-las. No cargo de liderança isso fica muito claro quando o líder não é preparado para ocupá-lo.

Por isso, se você é um líder deve desejar sempre melhorar a fim de que possa trazer resultados individuais e também coletivos. Portanto, procure uma empresa de consultoria, como é o caso da Targo, que presta esse serviço de modo excelente.

Através de uma boa consultoria você pode notar os pontos a melhorar e colocar em prática um modelo de gestão mais humanizado e real.

Conte aqui o que achou do conteúdo e se já notou algum desses erros. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo.

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