4 tipos de negócios que mais consomem energia elétrica

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
A energia elétrica é fonte vital nas operações de determinados negócios. Saiba quais são eles e como reduzir custos com seu consumo elevado.
4 tipos de negócios que mais consomem energia elétrica

Você sabe dizer quais tipos de negócios geram mais gastos em energia elétrica? Todo ano no Brasil é produzido um anuário estatístico de energia elétrica.

Dessa maneira, o consumo de energia elétrica fica separado em três classes: subsistemas, regiões e unidades federativas. Atualmente, é quase impossível separar um tipo de negócio que tenha uma rotina de produção sem que se faça muito uso de energia.

Inclusive, diversas empresas optam por garantir um sistema de geração de energia caso ela caia para garantir que o trabalho não parará nesse período.

Há negócios, no entanto, que fazem mais uso de energia do que outros. Para saber quais são eles e como ter uma economia no meio de tanto gasto, continue lendo este conteúdo.

Quais são os negócios que mais gastam energia elétrica?

Quais são os negócios que mais gastam energia elétrica

Se você tem uma empresa provavelmente já notou que o custo com energia não é algo barato de se lidar. Por essa razão, tentar economizar de alguma maneira parece uma ideia viável a se aplicar.

Mas você sabe quais os setores que lideram o quesito gasto de energia? Se não faz ideia de como isso funciona e o motivo por esses negócios gastarem tanto com eletricidade, então acompanhe este conteúdo pois falaremos exatamente sobre isso.

1. Setor automobilístico

De maneira geral, a indústria é o setor que mais gera gastos elétricos no Brasil. Em um levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), somente o ramo de indústria pode consumir cerca de 36% da energia consumida no país inteiro no ano de 2018.

A liderança, no entanto, se encontra dentro da indústria de automóveis por conta do tipo de maquinário usado para a fabricação dos veículos. Por serem grandes e pesarem toneladas, exigem muita energia para poderem operar.

Qualquer tipo de pausa no processo pode gerar um alto custo para a indústria, pois seus produtos são de alto valor.

2. Hospitais

Os hospitais são locais que precisam de energia 24 horas durante todos os dias. Além do maquinário de ponta tendo que ser operado várias vezes ao dia, há toda a questão de iluminação adequada e estrutura para acomodação de pacientes.

A necessidade de energia é tão grande que em caso de não haver uma entrada quase que imediata após uma queda de energia, vários pacientes terão seu tratamento interrompido, o que pode custar a vida de muitos.

3. Shopping centers

Um dos grandes setores comerciais são os Shoppings. Eles também são uma das empresas que mais possuem gastos quando a questão é energia.

Iluminação e ar condicionado são os maiores fatores que contribuem para que o uso de energia seja tão alto nos shoppings, pois eles permanecem ligados por muito tempo todos os dias.

4. Metalúrgicas

As metalúrgicas, assim como as outras indústrias possuem um maquinário pesado que é fundamental para o funcionamento do negócio.

Por terem usos distintos e diversificados, acabam sendo usados para várias funções que incluem desde produção até a fundição de material. Isso tudo gera muito gasto de energia.

O Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico divulgou que a energia é tão importante nesse setor que ele representou mais de 62% dos gastos no ano de 2015.

Como realizar a contenção de gastos com energia elétrica em empresas?

Como realizar a contenção de gastos com energia elétrica em empresas

Ter que lidar com todos esses gastos gera um alto custo no bolso da empresa no fim do mês. E com certeza, esse é um dinheiro que poderia estar sendo reinvestido para gerar melhorias no setor.

Sabendo que a economia de energia talvez não seja possível da maneira tradicional, é preciso pensar em novos métodos para colocar em prática.

Uma dessas medidas inovadoras é fazer uso de energia renovável, como a energia solar. O uso de painéis fotovoltaicos para empresas consiste na instalação de um sistema capaz de gerar energia limpa e segura por meio da luz do sol.

Toda energia que é produzida pelas placas pode ser usada na rotina da empresa de maneira muito mais econômica. A instalação é bem parecida com a instalação que acontece em residências.

A única diferença, no entanto, é na quantidade de painéis que uma empresa requer para que continuem usando a todo vapor a energia necessária para o trabalho continuar.

A energia elétrica gerada pelos painéis funciona do mesmo modo que as usadas em residências. Elas captam a luz do sol e a converte em energia elétrica pelo sistema fotovoltaico.

Vantagens de usar energia solar

As vantagens são ótimas e eficientes para a empresa. Isso porque realizam uma verdadeira economia sem ter que cortar nenhum tipo de gasto ou mudar a rotina da empresa e o valor de investimento se paga muito rápido.

A instalação do projeto é muito rápida e fácil e a durabilidade do produto é de mais de 30 anos. A redução dos custos é muito significativa, podendo diminuir até 90% da conta total.

O retorno do valor investido pode acontecer em 5 ou 6 anos. Além disso, o uso da energia solar é algo totalmente limpo, o que prejudica menos o ambiente.

Empresas que fazem uso de energias renováveis geralmente recebem um olhar mais atencioso do público, já que o meio ambiente tem sido uma pauta muito discutida e a importância de indústrias aderirem a sistemas renováveis se faz cada vez mais necessária.

Se você também tem um alto custo elétrico em sua empresa e quer implementar sistemas que gerem uma economia a longo prazo, considere fazer o projeto de energia solar para sua empresa e comece já a fazer uso dessa fonte de recurso renovável.

A Artek Solar pode te ajudar nessa questão. Entre em contato e solicite o orçamento de seu projeto.

Conclusão

Vimos aqui que, para algumas empresas, o uso de energia elétrica é muito mais do que necessário. Não tê-lo pode acarretar uma série de prejuízos e diminuir esse consumo é inviável para fazer com que o sistema continue funcionando.

Se você se encontra em uma situação parecida e quer arrumar recursos bons o suficientes para gerar uma economia de verdade, então entre em contato com a Artek para que nossa empresa possa te ajudar durante essa procura.

Realize o seu orçamento e comece o quanto antes a fazer uso do sistema de painel fotovoltaico. Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo.

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.