Seja em casas, empresas ou indústrias, a economia de energia solar é interesse de todos aqueles que desejam contar com uma economia no fim do mês.
As vantagens de se adotar esse sistema são bem grandes para qualquer que seja o setor. Isso porque com ela é possível alcançar uma redução de custos, contribuir para a melhora do meio-ambiente e ter um custo-benefício mais vantajoso.
Muita gente ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta e como ela pode ajudar o ambiente. Por isso trouxemos este conteúdo, para que você saiba melhor o que as placas solares contribuem.
Que economia a energia solar traz para o ambiente?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o uso de energia solar diminui e muito a conta de luz de um ambiente, certo? Mas você sabe como isso é possível?
Dentro de um ambiente residencial, a energia solar pode suprir todo o consumo de eletricidade do imóvel, fazendo com que a economia chegue a 95% na conta de luz.
A placa solar é instalada no teto das casas para que se possa captar a luz natural e transformá-la em energia elétrica para dentro das casas.
Quando se trata de energia para uso residencial, pode-se perceber três modelos:
- On-grid: conexão direta com a rede elétrica;
- Off-grid: sistema autônomo sem ligação na rede;
- Sistema híbrido: ligados na rede elétrica mas que também podem armazenar luz solar.
A ideia também é ótima para aqueles que têm interesse em colocar o sistema para ajudar a reduzir o consumo de energia e o preço da mesma no fim do mês em um negócio.
Por meio dela, pode-se ter uma economia que varia entre 50 a 95%, dependendo do tamanho da empresa. Pode-se sentir a economia de verdade depois de 7 anos, que é quando as placas se pagam e o corte de custo é absurdo.
Por ser uma fonte de energia limpa, traz benefícios ao meio-ambiente sem gerar danos na natureza e nem na atmosfera. Abaixo, separamos algumas formas que você pode economizar utilizando.
Arquitetura bioclimática
Este é um modelo no qual se aproveita o calor e a luz natural através da integração da arquitetura às condições locais. Sendo assim a construção do ambiente é pensada justamente para que se possa ter um bom aproveitamento das condições naturais que o ambiente já oferece.
Há casas, empresas e indústrias que são construídas de modo que seu sistema use da claridade do dia para que possa iluminar o ambiente e, assim, dispensar o uso de lâmpadas.
A adoção de energia solar também contribui não só para a claridade, como também para o ajuste de temperatura do ambiente. Assim, a casa fica mais fresca ou mais aquecida, dependendo do tempo.
Energia solar térmica
A energia solar térmica é interessante não só para casa, como também para os ambientes industriais e empresariais. Isso porque por meio da captação de radiação solar, o calor é convertido em aquecimento.
Os coletores solares são os responsáveis por fazer esse processo. Nas residências, pode-se poupar muita energia com um sistema de água aquecido.
Aqui no Brasil, esse tipo de energia era bem estabelecida e acabava oferecendo preços mais acessíveis pois se utilizava de uma tecnologia um pouco menos sofisticada que a fotovoltaica.
Além disso, ela pode servir de complemento para esse sistema, podendo uma casa ou um outro ambiente ter redução de custo elétrico e também no uso de água quente.
Energia solar fotovoltaica
Considerado um dos meios mais eficientes de poupar energia e evitar o consumo alto de eletricidade. Uma das principais vantagens de usar esse tipo de maquinário é que sua fonte de matéria-prima é infinita.
Outro ponto é que ela não gera poluentes na produção de energia e o sistema pode ser instalado em qualquer lugar que tenha luz solar presente.
Várias empresas contam com esse sistema para que possam reduzir significativamente durante os anos o valor da conta de luz.
Quanto custa para fazer esse investimento?
O custo para ter um sistema que faz uso da luz do sol e converte para energia elétrica depende muito do tipo, tamanho e complexidade de instalação.
O investimento inicial pode ser um pouco elevado, no entanto, todo gasto compensa com o passar dos anos ao ter um custo de energia mais barato.
Ao fazer a substituição das fontes de energia, o custo do equipamento já se paga em forma de economia. Dependendo do que você quiser, tudo pode variar.
Por isso é interessante que você busque entrar em contato com empresas especializadas no assunto para que possa fazer o orçamento e tirar as dúvidas que ficam sobre o tipo de material ideal a se investir.
Sejam para casas que fazem uso da eletricidade em eletrodomésticos, ar-condicionados ou em indústrias e empresas que precisam ter suas máquinas ligadas por mais tempo, a produção de energia através do sol é o melhor investimento a se fazer.
Quais são os equipamentos necessários para adotar o sistema?
Para um sistema padrão, o kit de instalação inclui as seguintes ferramentas:
- Placas solares;
- Inversor solar;
- Estrutura de fixação;
- Cabos e conectores específicos;
- Materiais elétricos.
Lembre-se sempre que, para que o projeto saia de acordo com o esperado, é preciso contar com profissionais que saibam lidar e projetar ele do início ao fim.
Caso contrário, todo o investimento não terá valido de nada, acarretando prejuízos para quem contratou.
Conclusão
Por fim, vimos então como o sistema de energia solar faz com que inúmeras vantagens, principalmente no que se diz respeito à economia, podem acontecer.
Com um sistema conectado e pronto para funcionar, basta que se aproveite a energia renovável com tranquilidade, sabendo que não receberá uma conta nas alturas no fim do mês.
Para casas e empresas, a economia feita pode gerar investimentos em outros setores que precisam de mais atenção. Conte aqui nos comentários o que você acha desta ferramenta.
Além disso, nos conte se você tem interesse em adquiri-lo e o que lhe impede de fazer isso no momento. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas.