Muitas pessoas interessadas no sistema de energia solar já se perguntaram como funciona a energia solar à noite. Realmente essa é uma dúvida frequente.
A razão óbvia por trás desse questionamento é simplesmente pelo fato de que as placas de energia funcionam através da captação da luz solar.
Portanto, sem que ela exista imagina-se que esse tipo de energia acaba não acontecendo. De fato, o sistema de captação solar para uso de energia renovável é algo muito útil.
Isso porque a economia que se pode obter desta ferramenta causa grandes impactos principalmente no que diz respeito a conta de luz. Sendo assim, vale a pena tirar as dúvidas sobre esse tipo de sistema.
Entenda como funciona a captação a noite ou em dia nublado
Se você quer economizar na conta de luz sem ter que diminuir o consumo ou planejar quanto tempo fará uso da energia, sua melhor opção é o sistema de energia solar.
Tanto em casas como em empresas, esse tipo de fonte de energia traz muita economia. No entanto, há também muita dúvida a respeito dele.
Para que se possa entender como funciona quando a noite chega ou os dias nublados e chuvosos, é preciso entender como o sistema funciona.
Primeiramente, um painel solar fotovoltaico é instalado nos telhados de casas e prédios. Essas placas tem em sua composição, células solares que podem ser feitas de arseniato de gálio ou de silício cristalino.
O material que possui um custo mais acessível é o silício. Assim, este costuma ser o que mais acaba sendo usado. As células só ficam responsáveis por esse processo inicial.
Depois delas terem coletado os raios solares, acaba chegando a hora de transformar esse calor em energia. Assim, aciona-se o inversor solar.
O processo de captação de luz solar e conversão de calor faz com que essa energia consiga ser usada na rede elétrica tradicional.
Basicamente, é esse o processo de funcionamento das placas de captação de calor. Por se tratar de uma fonte limpa de energia, as principais vantagens ao usá-la são:
- Economia;
- Fonte renovável;
- Baixo custo.
A longo prazo, isso gera não só uma grande economia como também uma preservação melhor do meio-ambiente.
Leia também: Inversor solar on grid, off grid e híbrido: qual a diferença?
Como funciona o sistema à noite?
A pergunta que todos se fazem é: como funciona esse sistema à noite, já que ele é feito basicamente só pela luz do sol?
Bom, na teoria esse tipo de pensamento é bem lógico, no entanto não é assim que esse tipo de sistema funciona. O que acontece então é simples.
Nem toda energia coletada é convertida imediatamente. Sendo assim, há uma certa reserva onde se guarda essa energia que não foi convertida na hora.
Os painéis coletam energia muito além daquilo que é preciso para uma casa funcionar durante o dia. Sendo assim, essa energia poupada se acumula durante o dia e compensa durante os períodos inoperantes.
Muito diferente da energia térmica, a energia fotovoltaica não precisa de calor para que possa funcionar, apenas precisa da luz do sol.
Por isso que esse tipo de sistema funciona muito bem em dias ensolarados e de céu limpo em qualquer época do ano.
Provavelmente, você deve estar se perguntando agora se esse tipo de ferramenta funciona se o tempo estiver nublado, certo?
Pois bem, a geração de energia também ocorre nesses casos. O que acontece apenas, é que ela funciona numa escala menor.
Em lugares onde só se tem esse tipo de sistema para fornecer energia, acaba sendo preciso ter um banco de bateria conectado ao sistema para o período noturno.
No entanto, para aqueles que possuem fornecimento de energia elétrica por parte das redes, não é preciso que se coloque baterias ao sistema.
Isso porque se for necessário, em dias muito nublados e com baixa luminosidade, a concessionária poderá fornecer energia elétrica ao usuário.
O que acontece quando falta luz?
Ainda que o dia possa ter bastante sol e ocorra de faltar luz vindo da rede distribuidora, o sistema solar também acaba não funcionando.
Isso porque, na falta dessa energia elétrica, o sistema se desliga por conta de uma norma da ABNT NBR IEC 62116, que garante o anti-ilhamento da sua casa ou empresa.
Isso significa que quando o sistema não puder operar, ele irá desligar junto com o que está ao redor.
O que se pode fazer para que a energia funcione a noite?
Existem opções que abrangem todo tipo de questão. Para aqueles que se preocupam com o fato de poder ficar sem energia à noite por conta da baixa luz solar durante o dia, pode-se optar pelo sistema híbrido.
Esse sistema junta os pontos positivos de cada sistema, on-grid e off-grid. Assim, pode-se usar o sistema solar, mas caso tenha necessidade, o sistema elétrico ajudará a prover energia.
Assim, durante aquelas semanas mais nubladas e chuvosas, o abastecimento de energia ainda que baixo, pode acabar sendo suprido na corrente alternada.
Dessa maneira o déficit seria suprido deixando com que o consumidor escolha quais períodos ele quer fazer uso da energia elétrica da concessionária.
Uma das vantagens do Brasil é que esse é o país mais é beneficiado pela luz solar, principalmente nas regiões Norte do país.
Sendo assim, sempre recebe um bom número de luz que capacita os painéis solares a receberem uma boa quantia de calor para que possam operar durante os dias nublados e a noite também.
Portanto, acaba sendo muito proveitoso e vantajoso contratar esse tipo de serviço para gerar economia para dentro de casa e para as empresas também.
Conclusão
Por fim, vimos então um pouco sobre como funciona a energia solar à noite e qual é o processo que acontece para que se possa transformar luz em energia elétrica.
Além disso, pudemos observar também que em nada atrapalha ou prejudica o uso de energia durante a noite. Assim, quem usa esse tipo de sistema só encontra vantagens.
Conte aqui se você conseguiu compreender melhor sobre todo esse processo e compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possuem dúvidas quanto ao seu funcionamento.