Calculadora de energia solar: veja quanto você pode economizar por mês

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no print
Cada projeto de instalação de painel fotovoltaico necessita de estudo para saber a quantidade adequada para o local
a calculadora de energia solar é um simulador de consumo para descobrir o quanto é seu consumo e sua economia

Muitas pessoas resolvem não colocar energia solar em casa porque não sabem os reais custos e benefícios. Com a calculadora de energia solar, você consegue ver o quanto você economiza por mês utilizando essa tecnologia. 

É verdade que o investimento inicial para instalar um sistema de energia solar na sua residência é significativo. Mas, você verá ao longo desse artigo que, no fim das contas, é mais econômico do que a forma de energia mais tradicional. 

Então, continue lendo esse artigo até o final para aprender a calcular quanto sai o kWh de energia solar e comparar com o preço da distribuidora local de energia. 

Para que serve a calculadora de energia solar?

Com o avanço da tecnologia de energia solar, cada vez mais pessoas estão optando por colocar energia solar em casa. Mas, para isso, é preciso primeiro entender os custos. 

A calculadora de energia solar serve para que você consiga calcular o quanto você produz de energia, através de uma placa fotovoltaica. Para então comparar esse valor ao que você gera de energia na sua casa. 

Além disso, é muito importante para você comparar o custo de energia que você gasta se utiliza a forma mais tradicional de energia. Fazer esse cálculo é fundamental. 

Não apenas para entender os custos e quanto você pode economizar, ou não, mas também para instalar o sistema solar da melhor maneira possível. 

Ao dimensionar o seu sistema de forma eficiente, você garante que ele vá atender a sua demanda e retornar o seu investimento. Antes de mais nada, é importante saber que o preço do seu sistema solar pode variar muito de acordo com:

  • O fornecedor;
  • O tipo de placa fotovoltaica. 

Existem placas mais eficientes, que convertem mais a energia solar em energia elétrica, e automaticamente serão mais caras.

Como saber se vale a pena? 

Em geral, um sistema fotovoltaico vai variar entre R $10.000 e até R $50.000, que é o valor do sistema para uma grande residência, com mais de 4 moradores, por exemplo. 

Para você comparar o valor da energia solar com o valor pago às distribuidoras de energia, para analisar se vale a pena, você deve calcular o preço por kWh. 

Quando você compra um sistema fotovoltaico, você compra de acordo com a sua potência máxima, que é representada em kWP. Mas, na hora de calcular, você deve calcular a quantidade de energia (kW) que é gerada a cada hora (h). 

Portanto, para fazer o cálculo de quanto você gasta, você deve somar o investimento inicial com os custos de manutenção que você terá ao longo de alguns anos, e dividir pela quantidade de energia gerada pelo sistema nesses anos. 

Para isso, você deve pegar valores já pré-estabelecidos, que você pode obter quando compra, ou quando está pesquisando sobre o sistema. Por exemplo, estima-se que um sistema de potência 3,3 kWP custa cerca de R $20.000,00. 

São cerca de R $5.000,00 de manutenção em 25 anos. Nesse tempo, a energia gerada chega a ser 100.000 kWh. Portanto, o preço no fim das contas fica: 

  • (20.000 + 5.000)/100.000 = R$ 0,25/kWh 

Então, basta você comparar esse valor ao valor que você paga na conta de luz, que geralmente é cerca de R$ 0,95/kWh. 

Com isso, é possível ver que apesar de precisar de um investimento inicial, no fim das contas sai mais barato do que a energia pela linha de distribuição.

Como utilizar a calculadora de energia solar?

Para calcular o seu sistema fotovoltaico, você vai precisar primeiro planejar. É preciso entender as características do local, o espaço que você tem para a instalação das placas, quanto você consome mensalmente de energia na sua casa e vários outros fatores. 

Além disso, será preciso pesquisar bem qual placa você irá querer, qual é a ideal para a sua residência e suas características. Portanto, o primeiro passo é calcular qual é o consumo médio da sua residência, em KWh, de acordo com os últimos 12 meses. 

Com esse valor, será possível calcular a quantidade de painéis solares que você vai precisar na sua residência. Primeiro, você irá calcular a energia gerada por painel, que se dá com a seguinte conta: 

Energia gerada/painel = P*i*(1-p)

Onde: 

  • P: Potência do painel a ser instalado (W); 
  • i: Irradiação solar média na localidade (kWh/m²); 
  • p: perdas (%). 

Portanto, por exemplo, utilizando um painel solar de 400W de potência, em uma localidade com 4,33 kWh/m² de irradiação solar e perda de 20%, teremos que: 

  • 400*4,33*(1-0,2) = 1,385 kWh/dia.

Depois, basta multiplicar por 30 para saber o valor mensal. Nesse caso, seria 1,385*30 = 41,55 kWh/mês 

De quantos painéis solares você precisa? 

Você deve levar em consideração a quantidade que a sua residência consome por mês, para saber a quantidade ideal de painel solar. Para saber o total de placas, basta fazer: 

Painel solar = Demanda/Geração por painel

Se a sua residência consome 500 kWh/mês, então você precisa fazer a conta: 

  • 500/48 = 10,41 = 11 painéis solares. 

Então, agora que você sabe a quantidade ideal de painéis solares, você precisa calcular a área que será requerida para instalar todos esses painéis na sua casa. 

A conta é simples, basta você ver o tamanho do módulo que você escolheu. Se você está utilizando um módulo de 410 W, por exemplo, deve ver o tamanho dele. 

Então, você irá multiplicar a área do módulo solar com a quantidade de painéis solares que você calculou, para saber qual é a área que você irá precisar para a sua instalação.

Conclusão

Portanto, utilizar uma calculadora de energia solar é simples, mas para ser exata você deve fazer uma pesquisa da placa solar que você deseja ter na sua casa e o quanto você está disposto a investir.

Ainda, é possível você investir na energia solar como um complemento à energia tradicional que você paga na sua casa, como uma forma de compensação. 

Conseguiu entender como faz o cálculo da energia que você demanda e gera com o painel solar? Se ainda possui alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletters

Receba no seu email os principais conteúdos da Artek Solar.

Sucesso!

Obrigado por assinar nossa Newsletters.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.