Muitas pessoas resolvem não colocar energia solar em casa porque não sabem os reais custos e benefícios. Com a calculadora de energia solar, você consegue ver o quanto você economiza por mês utilizando essa tecnologia.
É verdade que o investimento inicial para instalar um sistema de energia solar na sua residência é significativo. Mas, você verá ao longo desse artigo que, no fim das contas, é mais econômico do que a forma de energia mais tradicional.
Então, continue lendo esse artigo até o final para aprender a calcular quanto sai o kWh de energia solar e comparar com o preço da distribuidora local de energia.
Para que serve a calculadora de energia solar?
Com o avanço da tecnologia de energia solar, cada vez mais pessoas estão optando por colocar energia solar em casa. Mas, para isso, é preciso primeiro entender os custos.
A calculadora de energia solar serve para que você consiga calcular o quanto você produz de energia, através de uma placa fotovoltaica. Para então comparar esse valor ao que você gera de energia na sua casa.
Além disso, é muito importante para você comparar o custo de energia que você gasta se utiliza a forma mais tradicional de energia. Fazer esse cálculo é fundamental.
Não apenas para entender os custos e quanto você pode economizar, ou não, mas também para instalar o sistema solar da melhor maneira possível.
Ao dimensionar o seu sistema de forma eficiente, você garante que ele vá atender a sua demanda e retornar o seu investimento. Antes de mais nada, é importante saber que o preço do seu sistema solar pode variar muito de acordo com:
- O fornecedor;
- O tipo de placa fotovoltaica.
Existem placas mais eficientes, que convertem mais a energia solar em energia elétrica, e automaticamente serão mais caras.
Como saber se vale a pena?
Em geral, um sistema fotovoltaico vai variar entre R $10.000 e até R $50.000, que é o valor do sistema para uma grande residência, com mais de 4 moradores, por exemplo.
Para você comparar o valor da energia solar com o valor pago às distribuidoras de energia, para analisar se vale a pena, você deve calcular o preço por kWh.
Quando você compra um sistema fotovoltaico, você compra de acordo com a sua potência máxima, que é representada em kWP. Mas, na hora de calcular, você deve calcular a quantidade de energia (kW) que é gerada a cada hora (h).
Portanto, para fazer o cálculo de quanto você gasta, você deve somar o investimento inicial com os custos de manutenção que você terá ao longo de alguns anos, e dividir pela quantidade de energia gerada pelo sistema nesses anos.
Para isso, você deve pegar valores já pré-estabelecidos, que você pode obter quando compra, ou quando está pesquisando sobre o sistema. Por exemplo, estima-se que um sistema de potência 3,3 kWP custa cerca de R $20.000,00.
São cerca de R $5.000,00 de manutenção em 25 anos. Nesse tempo, a energia gerada chega a ser 100.000 kWh. Portanto, o preço no fim das contas fica:
- (20.000 + 5.000)/100.000 = R$ 0,25/kWh
Então, basta você comparar esse valor ao valor que você paga na conta de luz, que geralmente é cerca de R$ 0,95/kWh.
Com isso, é possível ver que apesar de precisar de um investimento inicial, no fim das contas sai mais barato do que a energia pela linha de distribuição.
Como utilizar a calculadora de energia solar?
Para calcular o seu sistema fotovoltaico, você vai precisar primeiro planejar. É preciso entender as características do local, o espaço que você tem para a instalação das placas, quanto você consome mensalmente de energia na sua casa e vários outros fatores.
Além disso, será preciso pesquisar bem qual placa você irá querer, qual é a ideal para a sua residência e suas características. Portanto, o primeiro passo é calcular qual é o consumo médio da sua residência, em KWh, de acordo com os últimos 12 meses.
Com esse valor, será possível calcular a quantidade de painéis solares que você vai precisar na sua residência. Primeiro, você irá calcular a energia gerada por painel, que se dá com a seguinte conta:
Energia gerada/painel = P*i*(1-p)
Onde:
- P: Potência do painel a ser instalado (W);
- i: Irradiação solar média na localidade (kWh/m²);
- p: perdas (%).
Portanto, por exemplo, utilizando um painel solar de 400W de potência, em uma localidade com 4,33 kWh/m² de irradiação solar e perda de 20%, teremos que:
- 400*4,33*(1-0,2) = 1,385 kWh/dia.
Depois, basta multiplicar por 30 para saber o valor mensal. Nesse caso, seria 1,385*30 = 41,55 kWh/mês
De quantos painéis solares você precisa?
Você deve levar em consideração a quantidade que a sua residência consome por mês, para saber a quantidade ideal de painel solar. Para saber o total de placas, basta fazer:
Painel solar = Demanda/Geração por painel
Se a sua residência consome 500 kWh/mês, então você precisa fazer a conta:
- 500/48 = 10,41 = 11 painéis solares.
Então, agora que você sabe a quantidade ideal de painéis solares, você precisa calcular a área que será requerida para instalar todos esses painéis na sua casa.
A conta é simples, basta você ver o tamanho do módulo que você escolheu. Se você está utilizando um módulo de 410 W, por exemplo, deve ver o tamanho dele.
Então, você irá multiplicar a área do módulo solar com a quantidade de painéis solares que você calculou, para saber qual é a área que você irá precisar para a sua instalação.
Conclusão
Portanto, utilizar uma calculadora de energia solar é simples, mas para ser exata você deve fazer uma pesquisa da placa solar que você deseja ter na sua casa e o quanto você está disposto a investir.
Ainda, é possível você investir na energia solar como um complemento à energia tradicional que você paga na sua casa, como uma forma de compensação.
Conseguiu entender como faz o cálculo da energia que você demanda e gera com o painel solar? Se ainda possui alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!